A importância da segurança da informação

Se sua empresa ainda não possui uma infraestrutura de redes bem elaborada é bom ficar atento. Já imaginou de um dia para o outro não ter mais dados de clientes? Documentos importantes para a empresa sumirem? Saber que informações sigilosas estão no poder de outra pessoa, é de tirar o sono, não é mesmo?

Não é raro casos de empresas que sofrem ataques de hackers e isso mostra como o sistema de segurança, até mesmo de multinacionais, é frágil. Por isso, é importante garantir a segurança da informação por meio de normas e procedimentos claros que envolvam políticas de segurança.

Vale ressaltar que é fundamental que seja feito um planejamento estratégico para reduzir ao máximo impactos relacionados à segurança das informações. Além disso, jamais uma empresa deve deixar que os mecanismos de segurança fiquem sem um responsável pela coordenação e eventual responsabilização pelos incidentes de segurança que possam acontecer.

O uso de controles de segurança que garantem o acesso adequado dos arquivos e da rede precisam estar rigorosamente tratados por alguém de confiança. Outro ponto essencial é que todos os funcionários sejam orientados sobre a importância de seguir corretamente as normas que asseguram a segurança da informação.

É importante também produzir relatórios que apresentem se existem itens que devem ser melhorados e também as falhas a respeito da segurança. Afinal, segurança da informação não é um gasto e sim um investimento obrigatório.

Categorias do post

Veja outros posts