Como se proteger dos ataques cibernéticos

Se tem algo que jamais podemos deixar de lado são os cuidados para evitar ataques cibernéticos. Afinal, os prejuízos causados pela perda de dados ou divulgação de informações privadas e sigilosas podem ir muito além de despesas financeiras.

Se o seu caso é a segurança de dados de uma empresa, jamais cogite ficar sem apoio especializado de uma equipe com foco em Segurança da Informação, para analisar toda a vulnerabilidade e sugerir soluções que irão suprir possíveis falhas.

No caso de residências, se você não tem como ter uma equipe para prestar apoio especializado, é importante ter instalado, no mínimo, o pacote básico de proteção, compostos por antivírus e firewall. Outra dica é jamais utilizar navegadores que não sejam conhecidos. Mantenha também as atualizações em dia.

Além disso, lembre-se sempre de conferir se o site que você está acessando possuiu a marcação de seguro (o cadeado que aparece junto com o nome do site) e nunca ignore os avisos que informam que determinado site não é confiável.

Outro cuidado importante é que devemos ficar atentos ao abrir nossos e-mails. Acesse links e aplicações apenas de e-mails conhecidos de sua lista. Vale ressaltar também que  sites de instituições financeiras devem começar seu domínio com https://, caso não, provavelmente é uma armadilha.

E claro, mantenha sempre o backup atualizado, afinal, mesmo com todos os cuidados podemos ser vítimas de ataques cibernéticos e não vale arriscar perder dados importantes.

Categorias do post

Veja outros posts