Se tem algo que jamais podemos deixar de lado são os cuidados para evitar ataques cibernéticos. Afinal, os prejuízos causados pela perda de dados ou divulgação de informações privadas e sigilosas podem ir muito além de despesas financeiras.
Se o seu caso é a segurança de dados de uma empresa, jamais cogite ficar sem apoio especializado de uma equipe com foco em Segurança da Informação, para analisar toda a vulnerabilidade e sugerir soluções que irão suprir possíveis falhas.
No caso de residências, se você não tem como ter uma equipe para prestar apoio especializado, é importante ter instalado, no mínimo, o pacote básico de proteção, compostos por antivírus e firewall. Outra dica é jamais utilizar navegadores que não sejam conhecidos. Mantenha também as atualizações em dia.
Além disso, lembre-se sempre de conferir se o site que você está acessando possuiu a marcação de seguro (o cadeado que aparece junto com o nome do site) e nunca ignore os avisos que informam que determinado site não é confiável.
Outro cuidado importante é que devemos ficar atentos ao abrir nossos e-mails. Acesse links e aplicações apenas de e-mails conhecidos de sua lista. Vale ressaltar também que sites de instituições financeiras devem começar seu domínio com https://, caso não, provavelmente é uma armadilha.
E claro, mantenha sempre o backup atualizado, afinal, mesmo com todos os cuidados podemos ser vítimas de ataques cibernéticos e não vale arriscar perder dados importantes.