Computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação – como servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e muito mais – pela Internet.

A computação em nuvem surgiu recentemente e já mudou a forma como as empresas pensam em recursos de TI. Isso cada recurso passa a ser oferecido como um componente de serviço separado e você pode alugar um específico somente pelo tempo que precisar. Implantar sua infraestrutura em nuvem pode trazer uma série de benefícios:

  • Custo Inicial

Ao invés de investir substancialmente em datacenters e servidores antes de saber como serão utilizados, você pode pagar apenas quando consumir recursos de computação, e pagar apenas pela quantidade consumida.

  • Velocidade

No ambiente de computação em nuvem, recursos adicionais de TI estão ao alcance em apenas um clique, o que significa que o tempo necessário para disponibilizar estes recursos aos desenvolvedores é reduzido de semanas para apenas minutos. Isso resulta em um aumento dramático na agilidade da organização, pois o custo e tempo necessários para experimentar e desenvolver é significantemente mais baixo.

  • Escala global

Elimine as suposições ao determinar sua necessidade de capacidade de infraestrutura. Ao tomar uma decisão sobre a capacidade, antes da implementação do aplicativo, você frequentemente lida com a ociosidade de recursos caros ou com limites de capacidade. Com a computação em nuvem, esses problemas desaparecem. Você pode acessar o quanto precisar, além de aumentar e reduzir a escala conforme for necessário com apenas alguns minutos de antecedência.

  • Economia de escala

Ao utilizar a computação em nuvem, você pode alcançar um custo variável mais baixo do que seria possível normalmente. Como a utilização de centenas de milhares de clientes é agregada na nuvem, provedores como a Amazon Web Services conseguem alcançar economias de escala maiores, o que se traduz em preços mais baixos com pagamento conforme o uso.

A EXA Soluções é parceira da Amazon e fornece serviços de computação em nuvem através da plataforma AWS e também datacenters privados independentes. Entre em contato conosco e saiba mais sobre computação em nuvem!

 

Fonte: https://aws.amazon.com/pt/what-is-cloud-computing/