Serviço de Firewall, Proxy e VPN – Soluções Open Source


 

Serviço de Proxy – Controle do uso da Internet

Proxy é um servidor que intercepta e filtra as conexões de um usuário com a internet e somente permite o acesso àquelas previamente autorizadas. Dessa forma, somente os sites permitidos podem ser acessados.

O serviço de proxy ainda garante uma série de vantagens, tais como:

  • Distribuir a conexão com a Internet para as estações de trabalho da sua empresa;
  • Controlar quais sites possam ser acessados por seus funcionários e colaboradores;
  • Aumentar a velocidade de carregamento dos sites visitados;
  • Limitar a velocidade da Internet para cada usuário;
  • Saber quais são os sites mais visitados e por quem;
  • Impedir o acesso a sites pornográficos e de conteúdo impróprio;
  • Impedir o download de arquivos via Internet.

Serviço de Firewall – Segurança e proteção para suas redes

Firewall é um dispositivo de segurança que monitora as conexões que chegam e saem de uma rede. Dependendo da configuração do firewall, ele pode permitir ou bloquear essas conexões. É uma forma eficaz e bastante utilizada para prevenir que hackers ou softwares mal-intencionados obtenham informações sigilosas através da internet.

 

 

 

 

Assim como você protege sua casa trancando as portas e janelas, o firewall também impede o acesso indevido bloqueando o acesso a portas não utilizadas.

VPN – Autenticação e integridade na comunicação

Servidor de VPN – Interligação segura entre filiais

Uma Rede Particular Virtual (Virtual Private Network – VPN) é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.

VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.

 

Veja no nosso Blog