Monitoramento de redes

O monitoramento é de extrema  importância para a qualidade e segurança dos serviços em sua rede. É o conceito de observar a saúde de sua rede, monitorar seus serviços e checar falhas, fiscalizando ativos de rede como servidores ou dispositivos, como roteadores.

 

O que é monitoramento de redes?

 

O monitoramento de redes trabalha para prevenir problemas em uma rede de computadores, além de garantir a disponibilidade de serviços para os usuários de forma eficiente. Essa ferramenta consiste em uma série de rotinas que melhoram o uso de recursos, rastreiam falhas e aumentam a qualidade das conexões. Sendo assim, torna-se indispensável para a manutenção do sistema de TI, que uma empresa contrate o monitoramento de redes.

 

Como funciona o sistema de monitoramento de redes?

 

Enquanto monitora constantemente a integridade de uma rede e procura alterações que signifiquem falhas, o sistema de monitoramento rastreia e registra os parâmetros da rede. Isso inclui taxas de transmissão de dados, de erros, medição de tempo de inatividade, de atividade, a porcentagem de tempo de uso e de resposta ao usuário, além de entradas e solicitações automatizadas.

Quando os limites de parâmetros pré-determinados são atingidos, os alarmes são acionados e os processos de gerenciamento de falhas da rede são iniciados. Portanto, as ferramentas de monitoramento irão mostrar as métricas de maneira visual (por meio de gráficos, números, infográficos e mapas) e a partir dessa informação fornecer subsídios ao setor de TI para tomar as medidas cabíveis.

 

Segurança e economia de gastos

 

Um investimento em monitoramento de rede não apenas será útil em garantir a segurança para as suas informações, como também irá contribuir para a redução de custos. Ao observar todo o seu ambiente de rede, você terá indicadores confiáveis para tomar as melhores decisões sobre trocas de aparelhos, aumento de recursos e expansões, além de outras questões necessárias.

Categorias do post

Veja outros posts