Outsourcing de TI

O outsourcing de TI é o modelo em que o gestor contrata os serviços de uma outra empresa para cuidar de suas atividades-meio — aquelas que não estão relacionadas a seu core business —, o que permite que ela mesma concentre suas energias nas atividades-fim.

Esse modelo de contratação pode ser usado em diversos tipos de serviço. Especificamente no caso do outsourcing de TI (ou IT Outsourcing), terceiriza-se a infraestrutura de TI — incluindo a gestão, o controle e a manutenção dos sistemas de informação, além do fornecimento de profissionais especializados.

Especialmente empresas de médio e grande portes se beneficiam do outsourcing de TI, pois lidam com um volume enorme de tráfego de informações e, por isso, precisam ter seus sistemas operantes e disponíveis a todo momento. Além disso, essas organizações podem não contar com muitos profissionais especializados no setor em seu quadro de colaboradores, o que torna esse suporte externo um recurso muito valioso.

 

Quais são as vantagens para as empresas?

 

  • Garantir a gestão correta do sistema
    Os recursos tecnológicos formam a base de muitos processos corporativos. É importante, portanto, que o sistema funcione de forma ininterrupta, com bom desempenho e segurança. Tudo isso será garantido pela empresa de outsourcing, que conta com uma equipe altamente especializada.
  • Agilizar a correção de falhas
    Falhas podem gerar indisponibilidade dos serviços, comprometendo a produtividade dos colaboradores e causando atraso nas demandas. Surge, consequentemente, o prejuízo financeiro. Ter profissionais capacitados sempre a postos é essencial para que os devidos reparos sejam feitos o mais rapidamente possível. E isso é justamente o que uma empresa de outsourcing oferece.
  • Ter mais controle sobre o orçamento
    Especialmente para gestores de empresas cujo core business não é a tecnologia, planejar gastos e investimentos em ativos de TI tende a se mostrar uma missão um tanto quanto desafiadora. Por outro lado, deixar a manutenção e a gestão de TI nas mãos de uma empresa especializada torna as despesas muito mais mensuráveis e previsíveis.
  • Concentrar-se no seu negócio
    Pode ser bem complicado para a empresa lidar com a gestão das atividade-meio, mantendo uma infraestrutura de TI que realmente atenda à demanda do negócio e, simultaneamente, gerenciar as operações e vendas que estão diretamente ligadas a suas atividades-fim. Aí entra a contratação de uma empresa de outsourcing de TI, desonerando as atividades que não são o core business da contratante.
  • Manter sistema e equipamentos atualizados
    Obviamente, a empresa que possui equipamentos de TI antigos e um sistema desatualizado terá a produtividade, a segurança e a qualidade do atendimento aos clientes negativamente comprometidas. É realmente desafiador gerenciar os ativos de TI de modo a manter a atualização de toda a infraestrutura.


Como pode-se observar, os gestores que lançam mão dos serviços de outsourcing de TI obtêm diversas vantagens para seus negócios, permitindo que fiquem focados em seu objetivo profissional enquanto têm a seu dispor um suporte técnico e estratégico adequado para o sucesso da empresa.

Categorias do post

Veja outros posts