Apesar de toda a importância que o backup tem, ainda existem muitas pessoas que não o fazem. Somente quando são vítimas de alguma situação onde há perda de dados importantes surge o arrependimento por não ter realizado um backup.
Isso não deveria acontecer, afinal, atualmente, existem inúmeras formas de mantermos nossos dados a salvo. Basta avaliar qual a alternativa é melhor para você. As mais utilizadas são os serviços em nuvem, storage, HDs externos e fitas magnéticas.
Caso o seu backup seja o HD externo, é necessário ainda mais atenção, pois a conexão USB está mais sujeito a falhas.
Em contrapartida, utilizar o backup em nuvem permite que as cópias sejam feitas por meio de conexões seguras e armazenadas em datacenters especializados, além de apresentar escalabilidade e segurança.
Para aqueles que precisam manter a salvo uma grande quantidade de dados, pode-se utilizar storages (NAS) que oferecem recursos sofisticados para a proteção de dados, como discos reservas (hot-spare) instalados no próprio equipamento e replicação dos dados entre os discos. Já as fitas magnéticas, além de não serem uma solução barata, o acesso aos dados é feito de forma sequencial e talvez precise de mais tempo para fazer a restauração.
Bem, você já viu que com tantas opções não há desculpa para manter o backup desatualizado, né? Escolha o melhor para você e fique tranquilo quanto a segurança de dados importantes.