Você sabe a diferença entre cracker e hacker?

Você com certeza já deve ter ouvido o termo hacker e provavelmente tem convicção de que sabe seu significado. Mas talvez o que você acredita ser um hacker é, na verdade, um cracker. Ficou confuso? Vamos explicar hoje neste artigo.

Os hackers são aqueles que têm conhecimentos para elaborar e modificarem softwares/hardwares, seja desenvolvendo novas funcionalidades ou adaptando antigas. Já os crackers são aqueles que conseguem quebrar um sistema de segurança.

Ou seja, os hackers utilizam seus conhecimentos para conseguir descobrir soluções em segurança ou desenvolver melhorias para o mundo da computação. Eles não são criminosos e não agem tentando ganhar vantagem em algo, pois são profissionais e tem um ética a seguir. Por isso, eles trabalham principalmente para descobrir falhas na segurança dentro das e empresas e evitar que os sistemas da corporação sejam invadidos por criminosos virtuais.

O cracker, no entanto, trabalha com o objetivo de quebrar códigos, roubar dados, bancos e informações de maneira criminosa para tirar alguma vantagem – principalmente financeira. Eles não seguem nenhuma ética. Claro que o universo da computação é muito amplo e complexo para que possamos classificar os hackers como bonzinhos e os crackers como maus. Afinal, existem situações em que não há como classificar a ação em boa ou ruim.

Categorias do post

Veja outros posts